Lacalle Pou é confirmado novo presidente no Uruguai
28/11/2019 17:08 em Política

Depois de 15 anos, oposição volta ao poder no país vizinho por uma diferença de cerca de 28 mil votos. Governista reconhece derrota


São Paulo – O candidato do Partido Nacional, Luis Lacalle Pou, é o vencedor das eleições presidenciais do Uruguai, após confirmação da Corte Eleitoral uruguaia, nesta quinta-feira (28). Depois de 15 anos, a direita volta ao poder no país por uma diferença de cerca de 1% dos votos. O resultado final será divulgado até sábado (30).

Após a corte anunciar o resultado, Pou postou agradecimento em seus perfis nas redes sociais. “Meu reconhecimento e agradecimento a todos homens e mulheres que estiveram defendendo os votos e a democracia em cada mesa nos últimos dias”, disse, eleito após sua segunda tentativa. Ele perdeu em 2014, no segundo turno, para o atual presidente, o socialista Tabaré Vázquez, da Frente Ampla. O candidato que concorria com Pou, Daniel Martínez, da frente progressista, reconheceu a derrota e quer se reunir com o vencedor, amanhã (29).

De acordo com a contagem oficial, Pou obteve 1.168.019 votos, enquanto Martínez recebeu 1.139.353. A Corte Eleitoral informa que a eleição teve 2.433.216 votos nulos, brancos e “observados”.

Em outubro, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, declarou apoio a Pou nas eleições. O então candidato uruguaio recusou as palavras do brasileiro. “Não é bom que os diferentes políticos, e neste caso os diferentes governantes, influenciem ou deem sua opinião sobre o que pode acontecer em outro país”, criticou à época.

COMENTÁRIOS
APOIO CULTURAL